CONFERÊNCIA COM MICHAEL FRIED – 6 NOVEMBRO 2019
“Facingness Meets Mindedness: On Manet’s Luncheon in the Studio and The Balcony” foi a conferência inaugural das LLH, em inglês, sobre a pintura de Manet.
Em 1868 o grande artista francês Edouard Manet pintou duas obras ambiciosas, Almoço no ateliê e A varanda. Em sentidos importantes, ambas marcam um regresso ao tipo de representação com várias figuras que tinha caracterizado a sua pintura inicial e inovadora. Nesta conferência Michael Fried apresentou uma leitura detalhada dos objectivos e estratégias pictorais destes quadros poderosos e enigmáticos.
“Facingness Meets Mindedness: On Manet’s Luncheon in the Studio and The Balcony” was the opening lecture of the LLH, delivered in English, on Manet’s painting.
In 1868 the great French painter Edouard Manet painted two ambitious works, The Luncheon in the Studio and The Balcony. In crucial respects both mark a return to the multi-figure compositional type of his early, breakthrough paintings. In this lecture Michael Fried offered a reading in depth of Manet’s pictorial aims and strategies in these powerful, enigmatic canvases.
SOBRE MICHAEL FRIED
O primeiro orador das LLH foi Michael Fried, Professor Emérito de História da Arte na Johns Hopkins University (E.U.A.), antigo director do seu Humanities Center, e um dos principais críticos e historiadores da arte mundiais.
Michael Fried tem explorado um olhar comprometido sobre as artes visuais, destacando-se o seu contributo para o entendimento de Manet como criador-chave na história da pintura ocidental e também como figura fundadora da modernidade. Com formação realizada em Harvard, Fried tem escrito sobre pintura e escultura da segunda metade do século XX, mas também pintura francesa dos séculos XVIII e XIX e fotografia contemporânea. As suas obras mais conhecidas incluem o ensaio “Art and Objecthood”, de 1967, um ataque às noções de arte conceptual e de arte minimal, e o livro Absorption and Theatricality, de 1980, onde revê decisivamente o conceito de representação. No seu livro mais recente, What Was Literary Impressionism (2018), descreve a narrativa literária como forma de visualização. Premiado numerosas vezes, o Professor Fried foi galardoado em 2010 com o American Publishers Award for Professional and Scholarly Excellence (The PROSE Awards).