CONFERÊNCIA COM ALFRED BRENDEL | 20 ABRIL 2022

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) apresentou, no passado dia 20 de Abril de 2022, a segunda sessão do ciclo de grandes conferências internacionais Lisbon Lectures in the Humanities (LLH), com uma palestra pelo aclamado pianista Alfred Brendel.

A conferência de Alfred Brendel, que se realizou num Anfiteatro I lotado, teve cerca de 300 inscritos, entre alunos, investigadores e docentes, oriundos da FLUL, da Universidade de Lisboa e de outras instituições de ensino, bem como público não-universitário.

A sessão contou com as presenças do Professor Doutor Miguel Tamen, director da Faculdade de Letras, do Professor Doutor João Figueiredo, que apresentou o conferencista, e do Professor Doutor Arnaldo Espírito Santo, Presidente da Associação para o Desenvolvimento da FLUL (ADFLUL), entidade que apoiou a iniciativa.

Nesta conferência, apresentada em inglês, Alfred Brendel reflectiu sobre o significado da música para Goethe, segundo uma declaração presente nos seus escritos sobre arte e antiguidade. De acordo com a declaração, feita depois de uma performance da Criação de Haydn, este compositor reuniria em si os traços característicos do génio: a ingenuidade e a ironia. Brendel passa em revista os significados atribuídos a este último termo no tempo de Goethe, analisando o sentido que lhe é dado pelo autor alemão e o modo como a ironia se relaciona com a ingenuidade.

On April 20th the School of Arts and Humanities of the Universidade de Lisboa (FLUL) presented the second session of the cycle of major international conferences Lisbon Lectures in the Humanities (LLH), with a lecture by the acclaimed pianist Alfred Brendel.

Alfred Brendel’s lecture, which took place in a packed Amphitheater I, was attended by about 300 registrants, including students, researchers, and lecturers from the School of Arts and Humanities, the Universidade de Lisboa, and other educational institutions, as well as non-university audiences.

The session was attended by Professor Doutor Miguel Tamen, Director of the Faculty of Arts, Professor João Figueiredo, who introduced the speaker, and Professor Arnaldo Espírito Santo, President of the Association for the Development of the School of Arts and Humanities (ADFLUL), an entity that supported the initiative.

In his lecture, Alfred Brendel considered what music meant to Goethe, and explored a statement made in Goethe’s magazine Kunst und Altertum, which grants Haydn, following a performance of his Creation, the distinguishing features of genius: naivety and irony. Brendel discusses the meaning of irony in Goethe’s time, how it figured in his mind, and how it connects with naivety.

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SOBRE ALFRED BRENDEL

As magistrais execuções pianísticas de Brendel valeram-lhe reconhecimento planetário, como se vê pelos muitos prémios que recebeu. Entre eles merecem destaque o  Prix Venezia: Premio Artur Rubinstein 2007, o Praemium Imperiale Tokyo 2008, a Juilliard Medal 2011 ou a Medalha de Ouro Mozart do Salzburg Mozarteum 2014. São magistrais as suas interpretações de Beethoven, Mozart e Haydn, mas também de Schubert e Liszt. Contra o que considerou excessos de liberdades do executante, defendeu que a partitura está no centro da interpretação pianística. A sua última actuação ocorreu no final de 2008, com a Filarmónica de Viena, mas Brendel não parou, pois desde então tem ministrado masterclasses e proferido conferências por todo o mundo.

Menos conhecida do que a sua carreira musical é a dedicação à escrita de poesia e ao ensaísmo. Num e noutro domínio tem obtido sucesso junto de muitos leitores, surpreendidos uns com o nonsense dos seus versos e outros com a capacidade de reflectir de maneira igualmente acessível a músicos profissionais e a amadores da arte musical.

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